Área 1 - Organização e Gestão do Ensino e da Aprendizagem
Âmbito
Esta área engloba a concepção, o planeamento, a realização e a avaliação do ensino.
Objectivo
Construir uma estratégia de intervenção, orientada por objectivos pedagógicos, que respeite o conhecimento válido no ensino da Educação Física e conduza com eficácia pedagógica o processo de educação e formação do aluno na aula de EF.
Concepção: Projectar a actividade de ensino no quadro de uma concepção pedagógica referenciada às condições gerais e locais da educação, às condições imediatas da relação educativa, à especificidade da Educação Física no currículo do aluno e às características dos alunos, através de:
Concepção
1) Analisar os planos curriculares, nomeadamente as competências gerais e transversais expressas.
2) Analisar os programas de Educação Física articulando as diferentes componentes: finalidades, objectivos, conteúdos e indicações metodológicas.
3) Utilizar os saberes próprios da Educação Física e os saberes transversais em Educação, necessários aos vários níveis de planeamento.
4) Ter em conta os dados da investigação em educação e ensino e o contexto cultural e social da escola e dos alunos, de forma a construir decisões que promovam o desenvolvimento e a aprendizagem desejáveis.
Planeamento
5) Planificar o ensino nos três níveis anual, unidade temática e aula, tendo em conta:
a) Objectivos (adequados às necessidades e diversidade dos alunos e contexto do processo de ensino/aprendizagem);
b) Recursos;
c) Conteúdos de ensino, tarefas e estratégias adequadas ao processo ensino-aprendizagem;
d) Prever formas de avaliar o processo de ensino/aprendizagem – momentos e formas;
e) Contemplar decisões de ajustamento.
Realização
6) Conduzir com eficácia a realização da aula, actuando de acordo com as tarefas didácticas e tendo em conta as diferentes dimensões da intervenção pedagógica.
a) Recorrer a mecanismos de diferenciação pedagógica adequados à diversidade dos alunos.
b) Promover aprendizagens significativas e desenvolver a noção de competência no aluno.
c) Utilizar terminologia específica da disciplina e adequada às diferentes situações.
d) Envolver os alunos de forma activa no processo de aprendizagem e na gestão do currículo.
e) Optimizar o tempo potencial de aprendizagem nos vários domínios, a qualidade da instrução, o “feed-back” pedagógico, a orientação activa dos alunos, o clima, gestão e disciplina da aula.
f) Recorrer a decisões de ajustamento.
Avaliação
7) Utilizar as diferentes modalidades de avaliação como elemento regulador e promotor da qualidade do ensino e da aprendizagem e da avaliação do aluno.
8) Identificar as principais características das suas turmas, destacando as particularidades sociais e culturais, psicológicas e de aprendizagem dos seus elementos, explicitando as suas implicações para a sua intervenção junto da mesma, seja no âmbito da actividade lectiva seja no da direcção de turma.
9) Considerar as necessidades educativas específicas de alunos, concebendo, concretizando e avaliando as condições mais ajustadas para a sua formação e desenvolvimento no âmbito dos objectivos programáticos da disciplina de Educação Física.
10) Reflectir sobre a sua prática, apoiando-se na experiência, na investigação e em recursos de desenvolvimento profissional.
Tarefas
Leccionar as aulas da turma atribuída pelo professor cooperante.
Elaborar documentos para os três níveis de planeamento (anual, unidade temática e aula)
Elaborar os planos de observação sistemática e realizar as respectivas observações .
(Mínimo: 10 aulas de cada colega estagiário; 6 aulas do Professor cooperante ou outro professor da Escola. Os ajustamentos para os núcleos com menos ou mais de três estagiários serão feitos de acordo com os orientadores (professor cooperante e orientador da FADEUP)
Elaborar a reflexão final escrita de cada aula e da unidade didáctica, do plano anual e das observações realizadas.
Participar nos conselhos da turma em que realiza a PES, nas reuniões do departamento curricular e do grupo disciplinar.
Construir e manter actualizado o portfólio.
Nota: No planeamento será utilizado o Modelo de Estrutura do Conhecimento (Vickers, 1987)